O CMDPcD é composto por quatro Comissões Permanentes, que têm as seguintes atribuições:
Comissão de Atos Normativos
A Comissão de Atos Normativos tem como atribuições:
analisar, estudar e emitir parecer sobre normas e leis, bem como, acompanhar os Projetos de Leis da Câmara Municipal de Pinhais e demais casas legislativas sobre direitos das pessoas com deficiência;
analisar os processos de solicitação de inscrição das organizações da sociedade civil no CMDPcD;
realizar visitas institucionais para acompanhamento dos trabalhos das organizações inscritas no CMDPcD;
acompanhar o cumprimento das resoluções, regulamento e demais documentos norteadores do CMDPcD, prestando consultoria à Diretoria nesta matéria;
realizar análise e alterações de atualização nos documentos norteadores do CMDPcD, encaminhando ao colegiado do Conselho.
Na gestão 2021/2023, os membros da desta comissão são:
Fabiana Maria Alexandre
Leoni Aparecida da Cruz Silva
Vanessa Regina Casali Raganhan
Comissão de Comunicação
A Comissão de Comunicação tem como atribuições:
divulgar as informações, as ações e as deliberações do CMDPcD;
articular a disponibilização dos recursos de acessibilidade necessários às reuniões e eventos do CMDPcD;
acompanhar o desenvolvimento da campanha informativa anual do CMDPcD e divulgar seus materiais;
garantir à sociedade pleno acesso às informações relativas ao exercício dos direitos da pessoa com deficiência;
promover o conhecimento da política de direitos da pessoa com deficiência por meio de eventos, publicações, portal do CMDPcD, Portal dos Conselhos na internet e campanhas publicitárias.
Na gestão 2021/2023, os membros da desta comissão são:
Evelin Nunes
Liliane de Almeida
Valdirene Aparecida Pacheco dos Santos
Christianne R. Storrer de Oliveira (colaboradora)
Comissão de Politicas Públicas
A Comissão de Políticas Públicas tem como atribuições:
acompanhar a execução das políticas públicas voltadas para o atendimento da pessoa com deficiência, zelando pela garantia do direito, monitorando e avaliando os serviços, programas, projetos e benefícios da política para inclusão da pessoa com deficiência, de acordo com a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Lei Brasileira de Inclusão e as Leis federais, estaduais e municipais;
acompanhar o planejamento e avaliar a execução das políticas setoriais de acessibilidade, comunicação, educação, cultura, desporto e lazer, transporte, turismo, política urbana, habitação, qualificação profissional, previdência social, trabalho, emprego, saúde, habilitação e reabilitação profissional, assistência social e outras afins;
emitir parecer nos casos de ameaças, violação de direitos e discriminação à pessoa com deficiência, encaminhando ao colegiado do CMDPcD para medidas que assegurem o respeito à legislação em vigor;
analisar e emitir parecer sobre o plano de ação anual da secretaria ou órgão municipal responsável pela execução da política municipal dos direitos da pessoa com deficiência;
propor a elaboração de estudos e pesquisas, com vistas à inclusão social da pessoa com deficiência;
monitorar as ações deliberadas na Conferências Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Na gestão 2021/2023, os membros da desta comissão são:
Mislene Borges Sampaio Siqueira
Priscila Gonçalves Campos
Tatiane Nunes Cardoso
Comissão de Orçamento e Finanças
A Comissão de Orçamento e Finanças tem como atribuições:
acompanhar e avaliar a execução orçamentária referente às políticas públicas inerentes à área das pessoas com deficiência;
acompanhar a execução orçamentária inerente a pessoas com deficiência nos órgãos da administração pública municipal;
estimular adequação do Orçamento Geral do Município às necessidades de atendimento às pessoas com deficiência;
analisar e acompanhar solicitações e liberações de recursos do FMAPcD, levando-as para apreciação e aprovação da Plenária do Conselho.
Na gestão 2021/2023, os membros da desta comissão são:
Daniele Cristine Zornier
Louize Mari da Rocha
Paula Cristina da Silva França