03/12/2021: Dia de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Publicado em 14/02/2022

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1992, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas.

No município de Pinhais esta data é comemorada com a alusão aos direitos das pessoas com deficiência. Ações são necessárias para que se tragam à tona as necessidades e, com isso, organizem-se estratégias e se concretizem os planejamentos.

No ano de 2021, a comemoração contou com três pontos principais:

Para todos verem: Imagem em formato quadrado, com fundo azul e figuras representando pessoas com deficiência: uma mulher cega com uma bengala, um homem sentado em uma cadeira de rodas e um homem com a perna esquerda amputada, segurando uma muleta. Acima da imagem as frases: "IV Caminhada em prol da inclusão da pessoa com deficiência", seguida da informação da data (03 de dezembro), bem como das informações de local de concentração e horário.

A IV CAMINHADA EM PROL DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA contou com a participação de alunos com deficiência e seus familiares, professoras e profissionais dos serviços da Educação Especial da Rede Municipal de Ensino, servidores da prefeitura, das instituições de ensino do município, membros do Conselho e comunidade em geral.

Para todos verem: Carrossel de fotos de diversos momentos da caminhada em prol da inclusão da pessoa com deficiência.

Para todos verem: Imagem em formato quadrado, com fundo azul e figuras representando pessoas com deficiência física, sentadas em cadeiras de rodas e jogando basquetebol. Acima o texto "Palestra com Mário Sérgio Fontes", seguido do título "Da prática da atividade física ao desporto da pessoa com deficiência". Abaixo se encontram as informações de data, horário e forma de acesso ao evento online

Para todos verem: Imagem em formato retangular, retratando o printscreen de uma live, com três fotos, com destaque dos rostos dos participantes. A primeira, no canto superior esquerdo, retrata o prof. Mário Sérgio Fontes. A segunda, no canto superior direito, retrata a Psic. Christianne, que foi a mediadora do evento. No centro inferior, a Sra. Valdirente, membro titular do CMDPcD, que também foi mediadora do evento.

Ainda no dia 03/12, no período noturno, pelo canal do Conselho, foi transmitida a palestra  DA PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA AO DESPORTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Esta foi proferida pelo paratleta Mário Sergio Fontes, que trouxe muito da sua experiência de vida e traduziu o significado de resiliência, com muitos toques de bom humor.

Panfletagem informativa a respeito dos direitos das pessoas com deficiência

Parque das Águas - 04 e 05/12/2021

Para todos verem: Sequência de três fotos, mostrando as membros do CMDPcD em atividade de panfletagem no Parque das Águas, em Pinhais.

Nos fim de semana compreendido entre os dias 04 e 05 de dezembro de 2021, membros do CMDPcD realizaram panfletagem em caráter informativo a respeito dos direitos das pessoas com deficiência. Os dias de sol foram inspiradores para que muitos munícipes transitassem pelo Parque das Águas e recebessem informações importantes e esclarecessem suas dúvidas a respeito da temática. Para que se possa promover a inclusão é necessário que se conheça mais a respeito das deficiências!